Sobre o dia internacional da mulher


8 de março de 1857.
Aproximadamente 130 mulheres foram assassinadas nos Estados Unidos por estarem reivindicando melhores condições de trabalho. Entre as reivindicações, pediam salários iguais aos dos homens (por desempenharem as mesmas funções), redução na jornada de trabalho e melhores condições pra trabalhar. Foram trancadas dentro da fábrica e incendiadas.

8 de março de 2014.
Na maioria dos locais de trabalho (principalmente nas capitais) ainda existe diferença salarial entre os sexos. Quase toda mulher que é mãe tem jornada de trabalho triplicada, se dividindo entre o emprego, a criação dos filhos e os trabalhos domésticos. Toda mulher, ao menos uma vez na vida, é desrespeitada pelo fato de ser mulher. Seja por uma cantada, uma piada inocente ou até coisa pior, agressão física.

Os tempos são outros. Os problemas, os mesmos. Por mais que as mulheres venham conseguindo conquistar cada vez mais espaço na sociedade, o sexismo ainda é marca forte nela. Dia 8 de maço é dia de homenagear as mulheres mortas na fábrica, é dia de fazer ecoar nosso grito por IGUALDADE, por LIBERDADE e contra a opressão!!! Não podemos esquecer que o MACHISMO MATA!!! Em Pernambuco, só nesse começo de ano, matou 19 pessoas. Entre elas, Sandra e Icauã. Não podemos nos deixar calar por isso, quem cala em meio à opressão, está do lado do opressor!!!

Somos todxs sofridxs.
Somos todxs Sandras.
Somos todxs Icauãs.
Somos todxs mulheres e queremos respeito.

Post feito por: Sâmara Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas