FUI PRA FENEARTE 2015

Oi, meu povo! Hoje trouxe mais um programa bacana para vocês fazerem nessas férias: Fenearte! Pra quem não conhece, a Fenearte é uma feira de artesanato (a maior da América Latina, na verdade) que acontece no Centro de Convenções de Olinda (nunca sei se é Olinda ou Recife, mas digo que é Olinda, porque sim) do dia 02 ao dia 12 de Julho.
Trabalhei lá uns 4 anos e depois de tanto tempo, fui sozinha e como visitante. E o que eu achei que fosse ser chato, foi uma experiência ótima e por isso, resolvi compartilhar com vocês através de algumas fotos, até mesmo para vocês terem uma noção de como as coisas estão lá dentro. Nos dias se semana, a entrada custa R$10 inteira e R$5 meia e no fim de semana, R$12 inteira e R$6 meia. Estão prontos?
Não vou por ordem de stande nem nada, ok? Só fotografei algumas coisas que achei interessante, até porque, tem muita coisa diferente lá, e havia muita gente também, não tinha condições de ficar tirando foto o tempo todo. Logo no começo, pude notar muitas imagens lindas de santinhos e para quem é religioso ou conhece alguém que seja, é um lugar legal para comprar alguns presentes diferentes nesse tema.
E a louca por Olinda ataca novamente. Fiquei toda besta quando vi o stand da minha futura cidade. Mas sinceramente, achei que fosse encontrar mais coisas, do tipo, canecas. Fiquei bem chateada por não ter, mas para os turistas, haviam coisas bonitinhas e bem características daqui, como os quadrinhos e alguns enfeites.
Uma coisa que não falta na Fenearte são produtos com xilogravuras daqui do Nordeste, e é cada coisa mais linda do que a outra. Uma coisa que eu acho muito bacana dessa feira é quando vejo alguns artistas trabalhando na hora, mostrando como fazem o seu trabalho e o quanto te dedicam. Admiro muito isso.
Algumas cidades...
"Af, não vou para a feira, estou sem dinheiro" Realmente, a tentação será grande, mas para não sair sem dizer que comprou nada, existem as COMIDAAAS! Sério, durante muito tempo eu só saia da Fenearte com minhas trufas de chocolate e esse ano, claro, comprei de novo a minha de queijo do reino, porque eu mereço, vlw flw.
Pra quem está interessado em comprar decoração para casa, a Fenearte é o lugar certo, pois além de encontrar muita decoração, sua casa terá itens bem diferentes e únicos. Artesanato é vida. Na feira, existem algumas praças onde você pode sentar e descansar os pés. Todos os anos, eu adoro a decoração desses cantinhos. São realmente lindos e aconchegantes e sempre perto de alguma comida. Para os que gostam de bebida, sim, vocês irão encontrar no mínimo uns 3 stands com tipos de bebidas diferentes. Comprei esse licor de amarula para dar de presente de dia dos pais. Já o presenteei e ele adorou.
Alguns ficam mais animados para ver os stands dos países. Eu, particularmente, prefiro os estados.
MINHA GENTE, ENCONTREI A ANNA E A ELSA! Coisa mais linda. Havia muitas coisas relacionadas aos Minions também, tive que me segurar muito. Os índios estavam lá e esse ano, num lugar mais espaçoso, gostei bem mais de onde eles ficaram, dá até para ver melhor o trabalho deles.
Preciso nem comentar que colar, brinco, pulseira, anel, bolsa não faltam por lá, né? Tem para todos os gostos. Também encontrei um stand muito amor repleto de quadros muito amor, que eu também tive que me segurar para não levar todos.
Bom, já comentei que não me animo tanto assim com a parte dos países, mas claro, sempre é interessante conhecer um pouco mais de cada cultura e rir de algumas coisas que os japoneses trazem, se bem que esse ano, eles estavam num stand beem menor do que o normal. Quando eu era menor, não podia sair da feira sem um olhinho grego. Alguém tinha muito medo de olho gordo, hein? (e talvez tenha até hoje, hein?)
Floresssss, muitas flores! Sim, eu comprei flores.
Muita coisa fofa relacionada a Recife, produtos com material reciclado e produtos bem diferentes, sério, tem presente pra todo gosto.
E agora revelo a vocês o verdadeiro motivo de eu ir à Fenearte todos os anos...O raspa raspa <3 Uma pena que subiu de R$2,00 para R$5,00, mas se eu não comprasse, não me perdoaria jamais.
Então, pessoas, é basicamente isso. Mentira, tem muito mais coisa, mas foi só pra deixar um gostinho. Já vi edições bem chatinhas, mas essa vale a pena ir. Além dos stands, tem o mezanino, onde você pode ver alguns artesanatos que estão em votação para ganhar prêmios, ou participar de alguns oficinas de arte. Também tem a praça de alimentação, onde acontecem shows. O que eu digo a vocês é: vão com calma, andem devagar, observando tudo, afinal, todos ali deram duro para elaborar produtos que agradecem a gente, então não custa nada dizer pelo menos um "parabéns pelo trabalho" ao artesão, certo? Certo.

Vão com um sapato bem confortável e cheguem cedo. Eu cheguei umas 14hrs e sai umas 17hrs. Quando eu cheguei, não havia quase ninguém na fila para comprar a entrada. Quando eu sai, estava dando círculos, ou seja...

Beijinhos!

Comentários

Postagens mais visitadas