Sobre amigos no dia dos amigos

Meus pais vivem falando que quando eu tinha uns 5 anos de idade, em qualquer lugar que eu chegasse e houvesse alguém, eu dizia "vou ali brincar com minha amiga". Fui crescendo e nos meus 14 anos, não conseguia fazer uma lista de aniversário com menos de 50 pessoas. Cresci mais um pouco, e hoje, posso contar meus amigos nos dedos.

Talvez por eu ser uma pessoa um tanto quanto sentimental/carente, eu sempre fui muito apegada aos meus amigos e como tudo na vida, isso tem um lado bom e um lado ruim. O ruim é quando eu me apego a pessoas "erradas", e que na verdade, são meus amigos por algumas semanas, ou alguns favores ou algumas festas. E foi quando eu percebi que mais valia ter 5 amigos que eu poderia contar em todos os momentos, do que 918201982089 de amigos adicionados no facebook.

Hoje, olho para as pessoas ao meu redor e penso: "eu tenho os melhores amigos do mundo". São pessoas tão incríveis, que eu até me sinto importante, pois alguma coisa muito boa eu devo ter para que eles me aturem durante tanto tempo. E outra coisa que me chama muita atenção é a singularidade de cada um e o quanto eu amo essa diversidade, o quanto eu aprendo com cada personalidade.

Gosto de chamá-los de anjo, porque eles são capazes de largar tudo por mim, são capazes de tudo para me proteger, são capazes de tudo para me entender. 

Você nunca vai entender a definição da palavra "amigo" até encontrar um. E depois encontra dois, três, quatro... E perde dois e ganha mais cinco. E durante a vida, você vai aprendendo a amar pessoas que você nunca achou que iria se identificar e se afasta de pessoas que nunca imaginou se afastar. Mas tem aqueles que você sabe que estarão ali para sempre, literalmente, sempre.

Tem aquela pessoa que de primeira você não foi com a cara, e até hoje você não lembra como se tornaram tão amigas. Tem aquela que o santo bateu no primeiro "oi". Tem aquela que você nunca viu, nunca abraçou, mas sabe que quando abrir o Skype, ela estará lá. Tem aquela que você conhece desde que se entende por gente, tem aquela que você precisar ter muita paciência, tem aquela que sempre te chama pra sair, mesmo você não podendo na maioria das vezes. Tem aquela pessoa que você já se apaixonou, mas depois virou seu melhor amigo. Tem aquela que se chama "saudade". Tem aquela que é amiga de sangue. Tem aquela pessoa que é sua amiga por um acaso da vida. Tem aquela que você tem certeza que o destino fez com que vocês se encontrassem. Tem aquela que foi e voltou. Tem aquela que só entrou na universidade pra te conhecer. Tem aquela que conhece todo o seu histórico e mesmo assim, te ama incondicionalmente.

Amigo é amigo em todo lugar. Se existe algum perto de você que na sua frente é uma coisa, mas quando você não está por perto, não te considera... É sempre bom a gente rever a árvore da amizade, sabe? Não é vergonhoso parar de falar com quem não acrescenta em nada na tua vida, não é vergonhoso desfazer amizade com quem só quer te levar para trás. Houve uma época que perdi muitas "amizades" e eu só me lembrei depois do que eu pedia todas as noites: "Livrai-me de todo o mal. Amém." 

Ter amigos te ensina muitas coisas, mas na minha opinião, a mais importante é o perdão. Você aprende a perdoar 70x7 vezes, e perdoa mais uma e a última vez que não é a última. Por que você sabe que não pode se afastar daquela pessoa, pois você precisa dela e mais do que tudo, ela precisa de você. E você aprende que amigo não é aquele que passa a mão na cabeça em cada burrice que a pessoa faz. Amigo é aquele que dá um tapa na cara e diz: "ACORDA PRA VIDA" e depois, te abraça forte e diz "Eu vou te ajudar". Amigo é aquele que diz que a atual do seu ex até que é bonita, mas você é muito melhor. Amigo é aquele que você liga quando sua casa está pegando fogo. Amigo é aquele que fica do seu lado, só por ficar, sem explicação, sem julgamentos, sem receber nada em troca.

Eu agradeço a Deus todos os dias pelos amigos que tenho e que Ele me ajude a cultivá-los sempre da melhor forma possível. Obrigada a todos vocês por me darem a certeza que no dia seguinte, vocês estarão lá.

Eu amo cada um de vocês. Eu amo muito cada um de vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas