Fuga

Um dos maiores prazeres da vida: dormir.

Dormir é maravilhoso. Dormir na chuva. Dormir depois de um dia estressante. Dormir depois de um dia maravilhoso. Dormir depois do almoço. Dormir depois de um banho. Dormir no  ar-condicionado e uma coberta quentinha. Dormir com quem se ama. Dormir de tarde. Dormir depois de horas sem dormir.

Quando eu estou mal, eu durmo. Mas eu demorei um pouco para descobrir que dormir pode trazer a solução do meu problema, mas nunca será a solução. Dormir duas horinhas vai me acalmar, vai trazer paz e silêncio, fazendo com que eu pense melhor. E quando eu acordar, tudo vai estar no mesmo lugar, esperando por mim e eu, estarei pronta para organizar tudo, ou pelo menos uma parte do inteiro. Mas e quando as pessoas fazem do sono, uma fuga do mundo?

Você pode tomar um, dois, três...seis remédios diferentes para dormir. No máximo, você ganhará uma bela dor de cabeça, e daí, você toma mais remédios para fazer com que essa dor passe e vai dormir de novo. Esse sono, não é por prazer. Esse sono, não resolve nada. Essa fuga, não te leva à lugar algum. Esse tipo de comportamento te atrasa, te traz algo diferente de paz, que é o vazio. É um silêncio que faz mais barulho do que muita bateria de banda de rock.

Corra. Pode correr. O mais rápido que puder. O mais longe que conseguir. Mas saiba que depois, você terá que voltar. E você não pode viver correndo, porque mais cedo ou mais tarde, suas pernas vão doer e mais um problema para a lista. Não dá pra sentar na frente de um computador, ou passar horas pintando um livro de colorir e achar que no fim de música, as coisas estarão no seu devido lugar. Não funciona aqui, não funciona em lugar nenhum, só na sua cabeça. 

E claro, não podemos esquecer de um pequeno detalhe: mesmo na hora de dormir, a gente não pode fugir dos pesadelos. Eles vão seguir a gente por onde estivermos, e se estamos sozinhos, ele nos encontrará muito mais rápido. Não falo em depender dos outros, falo em confiar e pedir forças quando necessário. Sabe num jogo, onde você pode conseguir comida e aumentar suas forças? Assim são os amigos. Eles não vão matar o monstro por você (alguns sim, na verdade), mas eles te darão vidas, te darão poderes, te darão créditos para continuar a partida. E se você passar a vida dormindo, como vai pedir ajudar? Como resolver um problema se tornando um?

Depois de hoje, resolvi perder menos tempo da minha vida dormindo para encontrar a solução e passar mais tempo tentando compreender como tudo funciona. E ver uma oportunidade em tudo, porque cara, a vida não para nem um segundo. E esse mesmo segundo, não volta. E eu ainda acho que dormir é um prazer, mas só depois de ter a certeza de que não vou estar perdendo tempo enquanto durmo, só depois que eu resolver tudo o que tinha para resolver naquele dia, só depois que eu estiver feliz e pronta para aproveitar o meu travesseiro e saber que quando um pesadelo vir, eu vou acordar, e vou poder dizer: foi só um pesadelo. Acordar pra fugir de um pesadelo, ok. Dormir para fugir da vida, não ok. Aproveitar a vida cada segundo e ver um aprendizado em cada dificuldade? Um clichê maravilhoso. Então, levanta aí e vai ser feliz, por favor.


Comentários

Postagens mais visitadas